Foto: Charles Guerra (BD, 7/06/2018)
Magistrado Afif Jorge Simões Neto atuou na 2ª Vara de Família e Sucessõe de Santa Maria
O juiz de Direito Afif Jorge Simões Neto, de São Sepé, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). A definição dos nomes dos magistrados promovidos foi feita durante reunião, na segunda-feira (30), do Órgão Especial, durante sessão administrativa liderada pela presidente do TJ-RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.
Além de Afif, foram promovidos mais três juízes para o cargo de desembargador. São Eles Viviane de Faria Miranda, Marco Aurélio Martins Xavier e Luiz Augusto Guimarães de Souza.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em pronunciamento, a presidente Iris Helena enalteceu o trabalho desenvolvido pela CGJ e pela Comissão de Promoções, presidida pelo 1º vice-presidente, desembargador Alberto Delgado Neto.
- Parabenizo o valoroso trabalho desenvolvido em mais esta atribuição, com a certeza de que o Judiciário sempre busca o melhor para a sociedade, que é a razão da nossa existência - concluiu.
O agora desembargador Afif Jorge Simões Neto atuou em Santa Maria, como juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões, e desde 2020, exerce a atividade em Porto Alegre.
Ligado à poesia
Ligado também à poesia, Simões Neto já publicou livros e foi patrono da Feira do Livro de São Sepé do ano passado. Em 2009, Afif ficou conhecido nacionalmente ao escrever uma sentença em tom de poesia negando indenização a um patrão de CTG que se sentiu ofendido por um conselheiro devido a uma prestação de contas.
Relembre um trecho da sentença em poesia de 2009:
"Ausente a prova do fato
Reformo a sentença guerreada
Rogando aos nobres colegas
Que me acompanhem na estrada
Sem culpa no proceder
Não condeno um inocente
Pois todo o mal que se faz
Um dia volta pra gente"
Entre 2018 e 2020, o magistrado também assinou uma coluna quinzenal no Diário.